Quando lemos a Bíblia, nos deparamos com inúmeras passagens. Muitas vezes não entendemos. Então, a única saída é ler com calma, atentamente, pedir para o Espírito Santo nos revelar e assim venhamos a refletir.
Ao lermos a passagem de Mateus 05:13, vemos que Jesus afirma aos seus discípulos, que eles são o sal da terra. Isso é uma afirmativa, não uma pergunta ou qualquer outra coisa. Mas, será que já paramos para pensar porque Ele nos compara com o sal ? porque o sal ? e outras perguntas que deveriam ser feitas. Para tirar as nossas dúvidas e esclarecê-las, vamos analisar parte por parte.
Mateus 05:13 Vós sois o sal da terra; mas se o sal se tornar insípido, com que se há de restaurar-lhe o sabor? para nada mais presta, senão para ser lançado fora, e ser pisado pelos homens.
O que quer dizer sal no dicionario ?
Sal : Substância usada para temperar, dar gosto a algum alimento (…)
Onde usamos o sal ? para que serve o sal ?
Como no próprio dicionario estava escrito, o sal, é um tempero usado para dar um gosto especial nos alimentos. Ele é muito essencial por exemplo em um arroz, em um feijão, em um churrasco, entre outros alimentos.
Você prefere uma comida sem sal, sonsa, sem sabor ? ou uma comida saborosa, gostosa ?
Claro que todos nós preferimos uma comida bem temperada, boa, gostosa e etc. E o sal serve justamente para dar o sabor que toda a comida precisa e assim ela ficará do jeito que gostamos. O sal realmente faz a diferença em um alimento.
Já sabemos para o que serve o sal. Nessa parte do versículo Jesus afirma “Vós sois o sal da terra (…)” (Mateus 05:13)
Porque então Ele nos compara com o sal ?
Dentro do contexto, nós somos o sal e a comida é a terra. Nós temos a função de fazer a diferença na terra. Digamos que a terra é sem sabor, isso seria a mesma coisa que dizer que a terra está cheia de pecados, de coisas erradas, de atitudes que não agradam a Deus. E nós, sendo sal, temos que mudar a terra, deixando ela mais saborosa, ou seja, deixando a terra mais limpa, trazendo a paz de Cristo que Ele já nos deu (João 14:27 – Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; eu não vo-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize.), levando felicidade, alegria, devemos ser totalmente ao contrário do que a terra é. Andarmos totalmente na contra-mão do mundo e mostrar que tudo pode mudar.
Fica aqui algumas perguntas para que você reflita : Você tem sido sal ? tens feito algo para mudar essa nação ? tem feito a diferença ?
Pense nisso.
Mais a frente nos deparamos com a seguinte pergunta : “mas se o sal se tornar insípido, com que se há de restaurar-lhe o sabor ?” (Mateus 05:13)
O que é insípido no dicionario ?
Insípido : Sem sabor, que não possui gosto, sem graça (…)
Um sal insípido, é sem graça, não tem sabor, não serve para nada e não tem como colocar nele o sabor de sal que ele deveria ter, é impossível. É um sal que ninguém quer, ninguém precisa, não faz diferença alguma e não altera em nada no sabor.
Agora você como sal, tem estado na função de sal ? ou nem função tem ? você tem sido um sal insípido ? que não altera, não faz diferença alguma ?
Você não pode ser um sal insípido. Você tem que ser um sal verdadeiro que faz a diferença, que altera no sabor, no contexto, você tem que ser uma pessoa que faz a diferença na terra e não uma que é “sem graça”, seja exemplo e não uma pessoa “que não altera em nada”. Seja Santo pois Deus é Santo (1 Pedro 1:16 porquanto está escrito: Sereis santos, porque eu sou santo.), Seja imitador de Cristo (1 Coríntios 11:1 Sede meus imitadores, como também eu o sou de Cristo). E lute para transformar essa nação (Romanos 12:2 E não vos conformeis a este mundo, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.)
O verdadeiro sal, sai e faz discípulos (Mateus 28:19 Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo;), o verdadeiro sal faz a diferença.
Mas sabe o que se faz com o sal insípido ?
“para nada mais presta, senão para ser lançado fora, e ser pisado pelos homens.” (Mateus 05:13)
É esse o fim de um sal que não faz diferença. Para que alguém vai querer algo que não ajuda e nem acrescenta em nada ?
Para chegar ao céu, tem que ser um sal verdadeiro, sal insípido não entrará, pois não acrescentou em nada na terra e então não precisa ir para o céu.
Você é um sal verdadeiro ou um sal insípido ?
Pense nisso e comece a fazer diferença.