spontâneo: Voluntário, que se desenvolve sem intervenção humana ou externa. Hoje ouvimos muito no nosso meio essa palavra, em frases como “canto espontâneo”, “musica espontânea”, “adoração espontânea”.
Mas na verdade, o povo de Deus se acomodou e se acostumou a cantar músicas prontas e que muitas vezes são direcionadas a si mesmo, satisfazendo as necessidades próprias. E como uma pregação em forma de canto
Em Colossenses 3.16 encontramos algo para nos orientar: “Cantando com graça em vossos corações ao Senhor com salmos e hinos e cânticos espirituais”.
Por muitos e muitos anos cantamos com salmos e hinos, mas temos deixado de lado o cântico espiritual.
Os hinos nos encorajam a prosseguir para o alvo, e falam das maravilhas de Deus no céu e na terra, da vitória de Jesus e da derrota do nosso inimigo. A profundidade das letras dos hinos quase não se encontra nas musicas de hoje, era algo poético e sublime, com conteúdo e estrutura impressionantes.
O salmo é um estilo de canto que exalta algum aspecto do caráter de Deus e da sua personalidade.
Por muito tempo cantamos salmos maravilhosos, e hinos majestosos, mas o cântico espiritual foi deixado de lado.
Não estou dizendo que devemos deixar de cantar hinos e salmos, muito pelo contrario. Devemos somar todas essas coisas de uma forma espontânea.
Nós podemos fazer salmos para o Senhor, de uma forma instantânea, na hora que estamos adorando, deixando brotar dos nossos corações o amor acumulado, a admiração que temos pelo nosso Pai celestial, declarando as maravilhas em forma de hino ou versos em rima. Em fim hoje temos uma variedade de instrumentos que nos ajudam a desenvolver a nossa própria adoração.
Uma frase que eu gosto de usar quando estou ministrando é:
“Faça seu próprio cântico, adore ao senhor com suas próprias palavras”. Muitas pessoas ficam olhando como se eu estivesse falando chinês; mas na verdade é porque estão acostumadas a que o ministro as direcione dizendo coisas como:
“Fique em pé, Pode sentar, Bata palmas, Agora canta isso, agora canta aquilo”.
E o resultado é que o povo só canta automaticamente, e não desenvolve sua própria adoração. Lembre que o “Pai procura adoradores que o adorem em espírito e em verdade” (Jo 4.23)
Nós podemos cantar hinos e salmos de uma forma natural, algo que brota espontaneamente do coração. Muitas vezes o ministro esta cantando algo que nós não estamos vivendo nesse momento.
Se a igreja canta “não importo o que vão pensar de mim”, mas você tem problemas para declarar a sua crença no seu local de trabalho, ou não ora quando vai almoçar em um restaurante por vergonha, ou não prega o evangelho às pessoas na rua por vergonha, simplesmente você esta cantando uma mentira.
Nós podemos cantar a ultima canção da moda de avivamento, e não acontecer nada; mas quando cantamos algo que brota espontaneamente do coração alguma coisa sempre acontece.
Eu tenho alguns cds gravados, mas o meu alvo não é que as igrejas decorem e cantem as musicas automaticamente, mas que elas possam desenvolver a própria adoração incentivando-as a ‘viajar’ dentro da musica, para que possam fluir em um cântico novo.
Deus espera de nós algo mais que canções.
João 4: 20 a 24
20) Nossos antepassados adoraram neste monte, mas vocês, judeus, dizem que Jerusalém é o lugar onde se deve adorar”.
21) Jesus declarou: “Creia em mim, mulher: está próxima a hora em que vocês não adorarão o Pai nem neste monte, nem em Jerusalém.
22) Vocês, samaritanos, adoram o que não conhecem; nós adoramos o que conhecemos, pois a salvação vem dos judeus.
23) No entanto, está chegando a hora, e de fato já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade. São estes os adoradores que o Pai procura.
24) Deus é espírito, e é necessário que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade”.
A mulher samaritana estava explicando a Jesus como era o jeito de adorar. E Jesus lhe disse que em outro tempo os judeus adoravam melhor do que os samaritanos, porque adoravam com conhecimento. Mas até isso iria mudar. Porque o Pai estaria se revelando de forma mais profunda a partir de Jesus e posteriormente através do Espírito Santo sendo derramado sobre a Igreja.
Então ele disse que o Pai procura adoradores que lhe adorem em espírito e em verdade.
Jesus estava mudando todo o conceito de adoração para sempre.
Seria como uma criança que faz um desenho para o pai.
O desenho não é bom tecnicamente falando. Mas o pai baba ao recebê-lo e acha esse desenho a melhor obra de arte que já viu.
Quando abrimos nossos corações diante do Pai celestial e nos derramamos diante Dele, é como se Ele recebesse o melhor que Ele já viu.
Ou seria como um cartão postal que enviamos para alguém. Um cartão postal geralmente contém uma foto de um lugar, e mostra a beleza natural de uma cidade ou praia, etc.
Mas se enviamos esse cartão postal sem escrever nada ao verso, o destinatário irá receber apenas uma foto bonita. Vai agradar os olhos dela, mas não vai passar disso.
Mas quando escrevemos algo de nosso coração para o coração dessa pessoa, e ela recebe essas palavras que foram escritas de forma espontânea e genuína, pouco vai importar para ela a beleza da foto, mas o que vai tocar o coração dela são as palavras dedicadas de coração.
A adoração comunitária é um reflexo da adoração pessoal, se o individuo não adora em casa, no lugar secreto, dificilmente vai conseguir adorar no templo.
Efésios 5: 15 a 21
15)Tenham cuidado com a maneira como vocês vivem; que não seja como insensatos, mas como sábios,
16) aproveitando ao máximo cada oportunidade, porque os dias são maus.
17) Portanto, não sejam insensatos, mas procurem compreender qual é a vontade do Senhor.
18) Não se embriaguem com vinho, que leva à libertinagem, mas deixem-se encher pelo Espírito,
19) falando entre si com salmos, hinos e cânticos espirituais, cantando e louvando de coração ao Senhor,
20) dando graças constantemente a Deus Pai por todas as coisas, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo.
21) Sujeitem-se uns aos outros, por temor a Cristo.
Paulo nos exorta a viver sabiamente e não como insensatos, e nos dá conselhos sobre como atrair a presença do Senhor. Mas eu quero frisar o verso 18 que diz “Não se embriaguem com vinho, que leva à libertinagem, mas deixem-se encher pelo Espírito”.
O vinho em si mesmo, quando usado de forma errada, pode nos embriagar, e essa embriaguez pode nos trazer consequencias desagradáveis.
Mas o vinho pode ser também tudo aquilo que nos embriaga, tudo aquilo que toma nossos pensamentos. Se enchemos nossos corações com mil e uma coisas, obviamente que não seremos cheios do Espírito.
E a adoração em espírito e em verdade esta diretamente ligada ao Espírito Santo. E quanto mais formos cheios mais e melhor adoraremos.
Muitas pessoas me procuram pedindo conselhos a respeito de adoração. E algumas me perguntam porque não conseguem adorar ao Senhor em espírito e em verdade. Aí, inevitavelmente eu respondo com outra pergunta:
“Como é seu dia o dia?” A resposta é quase sempre a mesma:
“Ah, eu trabalho, pela manha, faço o almoço, levo os crianças à escola, depois faço compras, ai relaxo um pouco assistindo a novela das seis, depois navego um tempo na internet ou vejo o jornal das oito, e finalmente oro e vou dormir.”
Se você consegue fazer todas essas coisas, e não tira um tempo (razoável) para estar a sós com Deus, a sua adoração nunca vai fluir: porque sua mente está ligada vinte e quatro horas por dia em mil e uma coisas, menos no Senhor.
O canto espontâneo é simplesmente deixar brotar o que está no coração.
Mas se o coração está cheio de novelas, compras, o chefe chato do trabalho, a escola das crianças, como é que vai brotar algo para Deus.
O conselho é quase sempre o mesmo:
- Tire um tempo para Deus, mas só para Ele, deixe o Senhor lhe envolver com seu amor, ficando quietinho diante dele, depois dedique um bom tempo à oração e leitura da Palavra, e o resultado será que até o seu dia a dia vai melhorar, e você vai poder adorar o Senhor como Ele merece.
- Troque o novela das seis pelo oração de seis às sete. Diminua os jornais que você assiste e troque esse tempo pela leitura da Palavra; as noticias que encontramos na Bíblia são muito mais interessantes, temos noticias do passado, do presente e até do futuro. Diminua o tempo que você gasta navegando na internet navegando em sites de fofoca e de moda, ou enviando piadinhas para os outros. Internet é uma ferramenta incrível para edificação e propagação do Evangelho. Não digo que não podemos tirar um tempo pra divertir e relaxar, mas é uma questão de prioridades. Não digo que devemos ficar desinformados, mas se trata de trocar as prioridades.
- Encha o seu coração e sua mente com as coisas de Deus, e ai sim vai fluir a verdadeira adoração. Deixa o Espírito Santo te encher com as maravilhas do Senhor. “Pois a boca fala do que o coração está cheio” (Mt 12.34).
Amados, sejamos genuínos na nossa adoração.
Por Jorge Russo
Fonte: Portal Adorando